Tráfego Pago para Negócio Local: como funciona?
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Tráfego Pago para Negócio Local: como funciona?
Se você possui uma empresa e é usuário de redes sociais como Facebook, Instagram e Tiktok, muito provável já se deparou com dezenas de anúncios diferentes na sua linha do tempo (timeline). Muitos empreendedores tem como objetivos:
- Fazer sua empresa ser mais conhecida;
- Que as pessoas reconheçam facilmente sua marca;
- Gerar autoridade de marca para que, não apenas as pessoas conheçam sua empresa, mas também que associem ela a uma marca forte, de alto valor, confiável e de excelência;
- E claro, gerar muitas vendas a fim de aumentar o faturamento do seu negócio;
Mas o que você provavelmente se depara diariamente são com vídeos e anúncios dos centenas de milhares de “gurus” digitais que vão revelar “o segredo”, o “método americano”, “a chave” e a “fórmula” para gerar os primeiros 7 dígitos em vendas na internet.
Claro, não estamos dizendo que isso não é possível, especialmente se você é um influencer ou autoridade em um assunto e nicho específico e que tenha, principalmente, uma estratégia focada em vendas de infoprodutos como afiliado ou produtor. Também se você já é uma marca consolidade e possui um sistema de comércio eletrônico (ecommerce) com uma loja virtual bem estruturada.
Mas se você, assim como milhares de empresários que conversam conosco todos os anos, são empreendedores que buscam alavancar suas vendas em loja física ou para entrega (delivery), você precisa estruturar um funil de vendas que transforme pessoas virtuais (usuários) em clientes reais (compradores). E é sobre esse processo em forma de funil que vamos explicar neste post.
O que é Tráfego Pago para Negócio Local?
Por princípio, vamos entender que negócio local é qualquer empresa, que tenha um ponto físico ou não, mas que tenha dois sistemas principais de vendas:
Vendas presenciais: o cliente precisa ir até a loja para efetuar a compra
Vendas por delivery: o cliente pode solicitar a entrega do seu produto em casa, local combinado ou retirada na loja, mas não possui uma loja virtual onde a compra pode ser realizada de forma automatizada. O cliente compra via atendimento em um do canais de vendas, sejam eles mensagens via whatsapp ou direct, email ou ligação.
Desse modo, tráfego pago para negócio local é a prática de pagar por anúncios online para direcionar um usuário (tráfego) de um local da internet para convertê-lo no final em um consumidor pagante.
Com os anúncios pagos, sua empresa:
- Aumenta a visibilidade da marca;
- Fortalece a sua marca, ou seja, faz com que ela seja reconhecida e desejada;
- Constrói uma audiência: pessoas que vão acompanhar sua empresa na internet;
- Incentiva mais pessoas a visitarem sua loja física ou a entrarem em contato para solicitar seus produtos ou serviços conforme mencionado.
Como funciona o Tráfego Pago para Negócio Local?
Uma dúvida comum é justamente o “como funciona o tráfego para negócio local?”. A principal coisa que você precisa saber é que tudo depende da sua estratégia e, nela, um funil de vendas bem definido. Seguindo essa lógica, o que você precisa é seguir os pontos abaixo:
Defina seus Objetivos
É fundamental saber exatamente o que você quer atingir.
- Você quer exibir mais seus produtos?
- Quer aumentar o número de fãs e seguidores?
- Quer que as pessoas vejam os conteúdos que você posta?
- Quer levar mais pessoas para seu site ou página (landing page) específica?
- Quer aumentar o número de directs no instagram?
- Quer aumentar o número de engajamento e comentários em um post específico?
- Quer aumentar o número de pessoas conversando e cotando via whatsapp?
- Quer gerar mais volume de ligações para o time comercial?
Se você não definir exatamente o que você quer, não vai conseguir acompanhar os resultados para definir se está conseguindo atingir esse objetivo ou não.
Escolha a plataforma mais adequada para a sua empresa
E o mais importante aqui é saber exatamente qual a realidade da sua empresa e do seu caixa no momento. Ter uma saúde financeira é importante, uma vez que leva-se tempo para que os resultados apareçam de forma consistente. Por conseguinte, vamos considerar dois cenários:
Sua empresa já possui um site ou Landing page
Se a sua empresa possui um site ou uma página de conversão, ela pode criar estratégias de anúncios pagos tanto para o Google (através do Google Ads) quanto para Facebook e Instagram (através do Meta Ads). Empresas que combinam as duas ferramentas em campanhas conjuntas tendem a ter resultados esplêndidos, mas é necessário ter uma boa verba para uso nas campanhas de anúncios.
Caso sua empresa possua um serviço de high ticket ou você queira investir no Google, recomendamos que você CRIE SUA LANDING PAGE com uma agência especializada em páginas que convertem.
Sua empresa não possui site ou Landing page
Na ausência de um site ou landing page do seu negócio, o Meta Ads é a melhor opção de ferramenta para tráfego pago local. Você pode:
- Criar anúncios com tráfego pago no instagram;
- Criar anúncios com tráfego pago no facebook;
- Criar anúncios para as duas plataformas simultaneamente, aproveitando toda a capacidade do Gerenciador de Anúncios.
É recomendado, no entanto, que você já possua uma conta comercial no Instagram e uma fanpage com seguidores e conteúdos já há algum tempo para anunciar. Caso contrário, se sua conta for nova, sugerimos uma fase de postagem de conteúdos para “aquecimento” das contas.
Segmente e niche seu público
Quanto mais direcionado for suas campanhas, mais chances você terá de obter resultados. Por exemplo, você pode ser uma empresa que vende Tratamentos Odontológicos e dispor de vários procedimentos. Mas:
- Um anúncio de canal irá atrair pessoas que precisam de um;
- Um anúncio de facetas de resina composta irá atingir pessoas com outro interesse;
- Um anúncio de aparelho ortodôntico infantil, irá atrair a atenção de pessoas que são pais;
- E assim por diante.
Crie anúncios relevantes
O criativo (layout, foto, carrossel ou vídeo) do seu anúncio é tão importante quanto a COPY (texto persuasivo) que você irá construir para criar sua publicidade online. Certifique-se de incluir informações importantes, como seu endereço, número de telefone e horário de funcionamento, para que os consumidores locais saibam como encontrar sua empresa.
Defina o Orçamento e os indicadores de performance (KPIs)
O tráfego pago para negócio local funciona na forma de um crédito pré-pago, onde você adicionará a verba antes dos seus anúncios começarem a serem entregues para o público configurado. Logo;
- Se você aplicar R$ 10,00 por dia, terá resultado correspondente a R$ 10 por dia;
- Se você aplicar R$ 30,00 por dia, obterá resultados sobre esse valor;
- Se você aplicar R$ 50 por dia, terá resultados proporcionais a esse budget;
- e assim por diante.
Se o seu funil for bem construído, essas análises ficarão mais nítidas e fáceis de acompanhar. Além disso, o uso de um CRM, seja sistema ou planilha, fará toda a diferença no seu fluxo de vendas pela internet.
O que é funil de vendas no tráfego pago para negócio local?
Funil de vendas é um dos “termos do marketing” mais usados atualmente. Parece algo complicado, mas você verá que é bem simples de entender.
Por padrão, o funil possui uma estrutura onde você terá:
- Um TOPO DE FUNIL bem aberto, amplo;
- Um MEIO DE FUNIL que vai reduzindo aos poucos de tamanho, diminuindo a quantidade possível de elementos chegando ao final dele;
- Um FUNDO DE FUNIL que possui uma estrutura bem mais afunilada, limitando o acesso ao final em quantidades menores.
Traduzindo essa estrutura para campanhas de anúncios ficaria algo como:
TOPO DE FUNIL
É a quantidade de contas ALCANÇADAS pelos seus anúncios. Cada pessoa pode ver seus anúncios várias vezes – métrica que chamamos de IMPRESSÂO – mas não necessariamente irá interagir com ele. Com isso, um anúncio pode alcançar mais de 1.000 contas no Facebook e Instagram com uma verba baixíssima, dependendo do seu modelo de negócio, e ter um anúncio impresso 5x mais. Essa etapa é fundamental para o que chamamos de FASE DE ATRAÇÃO, onde as pessoas que não conhecem sua empresa, começarão a conhecer sua marca, seu perfil no Instagram ou fanpage e o que você tem a oferecer (solução para um problema).
MEIO DE FUNIL
Aqui ocorre a primeira conversão, que chamamos de leads (contatos). É o momento em que o usuário passou por outras três etapas:
- A de Interesse: ela viu seu anúncio e se interessou por ele a ponto de parar para assistir o vídeo ou ler a COPY.
- A de Desejo: ela viu seu anúncio, gostou e desejou o que você mostrou a ela (ficou curiosa).
- A de Ação: o desejo dela foi tanto, que ela tomou uma decisão de clicar no botão do anúncio para iniciar uma conversa, seja por direct ou whatsapp, ou acessar a página de destino que você configurou.
É importante frisar que o meio de funil não significa que a pessoa que virou lead IRÁ AUTOMATICAMENTE COMPRAR DE VOCÊ, mas ela estará dando uma oportunidade para que você “venda o seu peixe”. Logo, a qualidade do atendimento é fundamental.
O MEIO DE FUNIL também enquadra o momento em que seu atendimento vai filtrar, das pessoas que iniciaram uma conversa com sua empresa, as que tem alto potencial de compra (OPORTUNIDADE). Nesse estágio, ela terá duas possibilidades: Comprar ou não!
FUNDO DE FUNIL
Aqui é a fase final, onde as oportunidades mapeadas no MEIO DO FUNIL se concretizam e os leads são convertidos em VENDAS EFETIVAS. Nesse momento, o lead muda de status e vira um CLIENTE PAGANT.
Uma vez que seu negócio é local, uma das etapas mais importantes do seu funil é a que fica localizada entre o MEIO DO FUNIL e do FUNDO DO FUNIL.
AGENDAMENTOS
Se seu negócio é local, especialmente uma loja física, seja de roupa, clínica, consultório ou restaurante, levar a pessoa até o ponto de vendas é fundamental para a conclusão da compra pelo cliente. Logo, os leads recebidos precisam ser agendados na fase de atendimento para visitar o ponto físico. Nele será realizado o atendimento voltado para vendas, uma vez que ele terá a experiência da compra de modo completo.
Seguindo a lógica que te apresentamos, suas chances de obter resultados incríveis com a internet são altíssimas. Logo, você terá o processo ideal para tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso, tanto em nível de faturamento quanto de lucratividade.
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