Tráfego pago para cafeteria e padaria artesanal: meta ads

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Tráfego pago para cafeteria e padaria artesanal: Meta Ads

Se você é leitor do Blog da Orgamco Academy, já sabe como funciona o Tráfego Pago para Negócio Local, seja aplicando técnicas de anúncios pagos via Facebook ou Instagram. E se você é proprietário de uma cafeteria ou padaria artesanal e chegou até este post, provavelmente não está satisfeito com algo referente ao marketing do seu negócio, correto?

  • Não gosta das fotos e imagens dos produtos;
  • Não sente atração nos conteúdos do seu perfil no insta;
  • Não sente que o tempo que você leva produzindo conteúdos no feed, reels ou storys está influenciando nas vendas – isso quando posta;
  • Não entende por que aquele seu concorrente que você acompanha parece estar sempre cheio de clientes e pedidos no delivery, e a sua empresa parece estar estagnada;
  • Sente que o salão está com poucos clientes e os pedidos para entregas estão fracos;
  • Nota que são poucas as mensagens via Whatsapp ou Direct no instagram;
  • Sente que seus colaboradores estão ociosos pela falta de volume de clientes ou entregas;
  • Entre outros problemas comuns desse mercado.

Se identificou com algum dos cenários acima? Então lê até o final que esse conteúdo foi produzido para te ajudar!

O que é o Tráfego pago para cafeteria e padaria artesanal?

O tráfego pago é uma estratégia que visa direcionar um usuário de um local para outro através de anúncios e links patrocinados.

No Meta ads, ferramenta que gerencia as campanhas dos anunciantes no Facebook e Instagram, é possível exibir seus criativos (a imagem ou vídeo do seu anúncio seguido de um texto persuasivo (COPY) e do botão para contato (CTA) para um público-alvo específico. Você pode definir o gênero (sexo), faixa etária (idade), localização, interesses e comportamentos das pessoas que tem maior potencial de compra do seu produto, bem como escolher o período de exibição da sua campanha, quanto investir por dia, entre outras configurações.

 

Como funciona o tráfego pago para cafeteria e padaria artesanal no meta ads

É fundamental entender como funciona o tráfego pago para cafeteria e padaria artesanal no Meta ads. Afinal, sem saber o funcionamento desse tipo de investimento, você pode cair nos problemas mais comuns de empreendedores que chegam até a Orgamco com problemas:

  • Já impulsionaram posts no instagram, mas não viram resultado;
  • Já contrataram alguém para “fazer os anúncios”, mas também não viu vendas ocorrem;
  • Sente que parece que o tráfego só funciona para “quem é grande”;
  • Tem a percepção de que “algo está errado”, mas não sabe exatamente qual o problema que faz as suas vendas não acontecerem.

A primeira coisa que você precisa entender é que todo processo possui um tempo de implementação e um tempo de adaptação até começar a ter os resultados que você tanto sonho e isso demanda quatro coisas: tempo, constância, análise e paciência.

Não vai ser aqueles R$ 100,00 que você impulsionou por um mês que vai transformar o seu negócio.

O tráfego pago é uma solução aplicada dentro de um planejamento e esse planejamento precisa ter de forma clara dois estudos fundamentais do marketing.

Jornada de compra do consumidor

Qual o caminho que o seu cliente percorre até o momento de finalmente comprar algo na sua cafeteria ou padaria artesanal?

  • Será que ele já acompanha seu perfil?
  • Ele interage com os posts?
  • Os amigos, familiares e pessoas próximas se relacionam e são clientes da sua marca?
  • Ele acompanha o que estão falando da sua empresa?

Muitos donos de empresa pensam que basta “postar todos os dias no insta” e isso vai fazer as pessoas automaticamente quererem comprar de você. A realidade, porém, não é bem por aí.

Basta você sair do papel de empresário e ir para o papel de consumidor:

  • Você compra todos os produtos de todos os perfis de empresas que você segue?
  • Quantas empresas você realmente segue e acompanha no instagram?
  • Você entra em contato ou compra de todas as empresas cujos anúncios aparecem para você?

Provavelmente a resposta é não!

Entendendo bem a jornada de compra do consumidor, é possível definir uma estratégia em cima do segundo estudo que mencionamos.

 

Funil de vendas

Um funil de vendas nada mais é do que um processo de filtro. Esse filtro vai ajudar você a “eliminar” as pessoas que podem entrar em contato, fazer você “pagar pelos cliques” delas, mas que no fim não fazem parte do seu perfil de cliente ideal (PIC).

Logo, uma estratégia sem funil estruturado pode gerar conversas “pagas” de:

  • pessoas pedindo emprego
  • pessoas querendo ser fornecedor
  • gurus que vão te vender o “segredo” para turbinar suas vendas
  • golpistas
  • pessoas sem a renda adequada ao ticket médio do seu produto ou serviço
  • entre outros.

 

Por se tratar de um negócio local, cafeterias e padarias artesanais precisam que o cliente se desloque até o local para consumir o produto (venda no salão) ou opte pelo pedido para entrega (delivery ou retirada no local).

Por isso, com uma estratégia eficiente com o Meta Ads, você pode construir um funil como:

1 – Criar anúncios que chamem a atenção do seu potencial cliente;

2 – Os interessados, clicarão no anúncio e iniciarão um contato via whatsapp;

3 – No Whatsapp, você poderá fazer um atendimento campeão para transformar aquele lead (contato) em um cliente pagante, seja:

  • Agendando uma visita dele para consumo in loco;
  • Anotando o pedido dele para delivery ou retirada no local.

 

Com um uso de um CRM, esse controle se torna extremamente eficiente.

 

Quanto investir em tráfego pago para cafeteria e padaria artesanal com o Meta ads

Sempre sugerimos a quem tem interesse em terceirizar serviços de gestão de tráfego, independente do modelo de negócio, a ter uma verba de marketing a partir de R$ 2.400,00 mensais por um período mínimo de pelo menos 3 meses. 

Os anúncios são entregues com base no valor que é aplicado na ferramenta. Logo, os resultados são diretamente proporcionais ao valor que é investido.

Se você configura sua campanha para atuar com R$ 30,00 por dia, ele terá resultados sobre esse valor. Se você aumenta a verba para R$ 90,00 por dia, os resultados vão acompanhar o crescimento de forma proporcional. Quanto maior seu investimento, maior probabilidade do volume de leads para atendimento ser alto.

 

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