Tráfego pago no Instagram: como funciona?
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Tráfego Pago no Instagram: como funciona?
“Tráfego Pago no Instagram: como funciona?”. Essa é uma das dúvidas que mais recebemos aqui na Orgamco quando o assunto é aumentar o volume de vendas em um negócio. Se antigamente a busca pela inserção em rádio, TV, Outdoor e outros meios tradicionais era uma batalha por espaço na programação, hoje a internet se tornou um imenso canal de promoção “gratuita”, onde quem tem estratégia e meios consegue abrir caminho entra diversos anunciantes e obter resultados expressivos.
Claro, dentre as ferramentas mais utilizadas atualmente está o instagram. Afinal, é uma ferramenta “sem custos”, fácil de postar conteúdos em vários formatos e que facilita a conversa com pessoas interessadas no que você tem para oferecer sem muita dificuldade.
Em tese é muito bom. Mas cada vez mais os profissionais e gestores atentos notam que o “encher de posts” já não funcionam mais e que gerar dezenas de storys todos os dias é cansativo. E nem vou mencionar o trabalho que dá em criar reels e acompanhar as trends. Mas então, por que empresas conseguem vender bastante através do seu perfil no instagram enquanto outras estagnam? Mesmo que apliquem ali R$ 100,00, R$ 200,00 pelo botão impulsionar. O que difere essas empresas? É sobre isso que vamos falar nesse post.
É possível vender pelo Instagram sem anunciar?
Não. É possível sim ter um perfil engajado que gera conversas com pessoas interessadas em comprar ou, ainda, vender diretamente de forma automatizada. No entanto, você precisa estar disposto a doar bastante do seu tempo e energia, uma vez que algumas condições precisam ser atendidas para isso funciona.
Tenha uma marca forte e consolidada
Esse é provavelmente o ponto mais simples de entender e até “desnecessário”. Marcas fortes, conhecidas, que já possuem um público engajado e com preferência pelo que é ofertado conseguem gerar conteúdos que influenciam nas suas vendas.
Produza conteúdo relevante
E relevante aqui não se trata necessariamente de dancinhas do momento ou trends. Conhecer o seu público é fundamental para entender o que vai facilitar ou fazer a diferença no dia, na rotina ou na vida dele. Se seu conteúdo está “conversando” com seu cliente, ele terá mais facilidade de gerar interesse e desejo pelo que você oferta.
Tenha constância e construa sua audiência
Se você começou a usar seu instagram e com uma semana quer desistir porque “não veio ninguém”, você não está preparado para usar o insta como canal de vendas. Gerar autoridade leva tempo e quando você foca em construir sua própria audiência, ou seja, pessoas que se identificam e se relacionam com a sua marca, mais fácil será de vender.
O que precisa ficar claro é que existem métodos para vender organicamente, mas requer tempo, conhecimento, estratégia e recursos muitas vezes para produzir conteúdos inovadores. No entanto, os anúncios pagos aceleram os resultados quando o assunto é VENDER.
O Meta Ads é a ferramenta oficial para criação de anúncios pagos.
Como Funciona o Tráfego Pago no Instagram?
Imagine um anúncio na TV ou em um Outdoor ou panfletar em uma avenida movimentada. Naquele dia, pode ser que inúmeras pessoas de gênero, idade e interesses diferentes vejam seu anúncio e talvez alguém bata uma foto pra salvar o telefone ou escaneie (se conseguir) aquele QR Code que aparece na peça publicitária que está exposta. Pode ser que alguém fale com você ou que visite a sua loja e compre, mas você pode não identificar que o cliente veio de um desses anúncios, por exemplo.
Quando você gera anúncios pagos no Instagram, você consegue algumas vantagens importantes, como:
Segmentação de público
Uma das principais vantagens do tráfego pago no Instagram é a capacidade de segmentar seu público-alvo com precisão. Você pode direcionar seus criativos para um gênero específico, uma faixa de idade de pessoas que realmente compram, em uma cidade, bairro ou região onde seu cliente está e ainda com base nos interesses, comportamentos e padrão social dele.
Logo, se você é uma empresa de rastreamento veicular, você pode priorizar para que seus anúncios sejam exibidos na sua cidade, para homens acima dos 30 anos que trabalhem como uber ou ifood.
Se você é um profissional de saúde como uma dentista, pode anunciar um tratamento com facetas em resina composta para homens e mulheres, entre 25 e 54 anos, que residam em um raio até 10km do seu consultório e que tenham cargos de gestão e renda familiar acima de R$ 10.000,00.
Controle de orçamento e fluxo de atendimentos
Como o nome diz, o tráfego pago é pago. Logo, o tráfego pago grátis não existe. Mas a vantagem de anunciar no Meta Ads para o instagram é que você pode ter um maior controle de orçamento, conseguindo ter uma projeção do quanto vai investir.
Por exemplo, se você anunciar R$ 30,00 por dia durante 30 dias, seu investimento mensal será em torno de R$ 900,00 por mês. No entanto, se você quer anunciar apenas de segunda a sexta, você investiria em torno de R$ 600,00 (considerando 20 dias uteis).
Se na sua empresa você é a pessoa que cuida dos atendimentos e notou que já tem 50 conversas iniciadas no seu direct ou whatsapp, vindos do seu anúncio no insta, é possível pausar a campanha, priorizar o atendimento e depois reativá-la. Contudo, se você possui um time de vendas para atendimento e percebe que eles estão ociosos com o fluxo atual, pode dobrar os R$ 30,00 para R$ 60,00, ou triplicando para R$ 90,00 por dia, até toda a sua equipe ter um fluxo de conversas iniciadas que você queira.
Pixel de Rastreio
O Meta Ads também fornece a possibilidade de criar um Pixel ou um snippet de conversão, que são códigos de rastreio que permite mapear o comportamento do usuário dentro do seu site, landing page, loja virtual ou plataformas que aceitem a instalação da tag. Isso significa que você consegue saber exatamente qual anúncio e qual segmentação converteu.
O Pixel permite também que você crie listas de quem visitou páginas específicas do seu site (remarketing) e as utilize como segmentação nas suas campanhas.
Principais benefícios do Tráfego Pago no Instagram
Alcance Amplo e Direcionado: Com o tráfego pago no Instagram, você pode alcançar um público mais amplo e direcionado, aumentando assim a visibilidade da sua marca e impulsionando o engajamento no seu perfil.
Maior Visibilidade e Reconhecimento da Marca: Quanto mais as pessoas visualizam seu perfil, mais elas começam a reconhecer a sua marca, ganhar familiaridade o que aumentam as chances dela seguir seu perfil e começar a engajar com seus conteúdos e outros anúncios.
Geração de Leads e Aumento das Vendas: O tráfego pago no Instagram pode ajudar a gerar leads (contatos ou conversas iniciadas) qualificados e impulsionar as vendas, direcionando seu conteúdo para pessoas que estão mais propensas a se interessar pelo que você quer vender.
Como fazer Tráfego Pago no Instagram
- Crie seu perfil no instagram e transforme-o em um perfil comercial.
- Crie e configure com seu CNPJ ou CPF uma conta no gerenciador de anúncios no Meta Ads através do seu perfil no Facebook.
- Cadastre seu cartão de crédito ou aplique a verba de anúncios via boleto, pix, mercado pago ou com crédito do Facebook caso você tenha.
- Agora é só criar sua campanha, definir seu objetivo, orçamento e público-alvo e subir a imagem, carrossel ou vídeo do seu criativo, junto do texto persuasivo e botão de conversão.
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Quanto custa anunciar no Instagram
O valor mínimo para anunciar no Instagram é de R$6,00 por dia. No entanto, sempre recomendamos que empresas tenham pelo menos R$ 30,00 por dia para resultados mais satisfatórios.
Como pagar pelo tráfego no Instagram
Para fazer anúncios no Instagram, é necessário cadastrar um cartão de crédito. Caso você use o Ads Manager do Facebook, então pode também gerar um boleto para inserir saldo na sua conta de anúncios ou gerar um qr code ou código PIX.
Como usar tráfego pago para ganhar seguidores no Instagram
É possível utilizar tráfego pago para ganhar seguidores.
Pelo perfil do Instagram: Use o botão de turbinar posts do Instagram e escolha o objetivo “visitas ao perfil”.
Pelo gerenciador de anúncios do Meta Ads: Crie uma campanha de tráfego e ative a opção “Perfil do instagram” no nível de Conjunto de Anúncios. Em seguida, escolha uma publicação como anúncio para impulsionar ou cadastre seu criativo e texto de descrição.
Nesse formato de anúncio, seu público-alvo poderá ser direcionado através do botão VER PERFIL e acessar sua conta no instagram. Isso ampliará a métrica de Descoberta do Perfil e aumentará as chances que ele clique em SEGUIR.
Tenha certeza de que seus conteúdos no feed e storys sejam atrativos o bastante para incentivar o follow e manter seus seguidores após obtê-los.
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