Como criar uma página no Facebook
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Como criar uma página no Facebook
Como criar uma página no Facebook é uma dúvida comum para novos empreendedores, especialmente os que buscam um meio de promover sua empresa na internet, sem precisar investir muito dinheiro inicialmente. No entanto, será que apenas um perfil não resolve essa necessidade de divulgar um negócio?
Qual a diferença entre página e perfil no Facebook?
Um dos erros mais cometidos por pessoas que querem vender produtos ou prestar serviços através do Facebook é criar um perfil pessoal ao invés de uma fanpage. Um entendimento simples para diferenciar os dois são:
Perfis: associe ele a um CPF (Cadastro Pessoa Física). É usado para identificar um indivíduo único que possui amigos, interesses, família e opiniões próprias.
Fanpage: associe a um CNPJ (Cadastro Nacional Pessoa Jurídica). É usado por marcas, empresas, associações, órgãos públicos, figuras públicas, instituições de terceiro setor, autoridades, celebridades, influencers e pessoas que usam sua imagem para fins publicitários. São usadas para negócios a fim de promover produtos e serviços, criar anúncios que, no fim, serão faturados os investimentos através de emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e).
Mas nos dias de hoje…
Vale a pena ter uma página no Facebook?
Na verdade, é imprescindível ter uma fanpage no planejamento de marketing de um negócio.
Enquanto o perfil possui um limite de 5.000 amigos, uma fanpage pode gerar uma audiência ilimitada de fãs (pessoas que curtem sua página no Facebook) e seguidores (pessoas que optam por acompanhar os conteúdos publicados, sem necessariamente precisar curtir a página).
Segundo a própria Meta:
- 73% das pessoas seguem ou pesquisam marcas e produtos em redes sociais;
- 60% das pessoas no Brasil usam mídias sociais para pesquisar sobre marcas;
- 2/3 das pessoas que acessam o Facebook em todo o mundo afirmam já ter acessado a Página de uma empresa local pelo menos uma vez;
- 6 em cada 10 negócios locais afirmam que ter uma presença online é importante para alcançar sucesso a longo prazo;
Logo, criar uma página do Facebook permite que você apresente e interaja com um público de mais de 2 bilhões de pessoas ativas na rede social.
Vantagens de ter uma fanpage no Facebook
Dentre as vantagens de ter uma fanpage no Facebook está em especial duas ferramentas:
Meta Ads
Meta Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook e uma das principais para qualquer empresa que queira:
– Aumentar a visibilidade da sua empresa no Facebook e Instagram
– Ampliar o reconhecimento da marca para um público-alvo específico
– Aumentar a consciência de marca, produtos e serviços da sua empresa no seu cliente
– Gerar leads (contatos) para conversas via Messenger, Direct ou Whatsapp
– Aumentar o fluxo de tráfego em sites, landing pages ou lojas virtuais
– Mapear o comportamento de compra do seu cliente através de um Pixel de rastreamento
– Entre outros.
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Meta Business Suite
O Meta Business Suite é uma ferramenta de gestão que permite que você usufrua ao máximo das facilidades presentes na sua fanpage. Dentre as principais estão:
Notificações
É uma área onde é possível acompanhar em tempo real as interações dos usuários nas suas publicações, anúncios ou na página em geral. Nessa área, você pode identificar curtidas, comentários, mensagens enviadas, marcações, entre outras atividades.
Conteúdo
Nesta seção você pode conferir todas as publicações feitas e informações relevantes para entender quais conteúdos levam seus fãs a interagirem com sua marca. Além disso, é possível publicar e agendar posts, storys e reels de forma fácil, rápida e intuitiva.
Planner
Na área de Planner, você pode conferir todos os conteúdos agendados e organizar da melhor forma, tendo uma ampla visibilidade de qual conteúdo irá para o ar e em que dia e hora.
Caixa de Entrada (Mensagens)
Na seção de Caixa de Entrada você pode acompanhar cada mensagem recebidas no Facebook (Messenger e comentários nos posts e anúncios), Instagram (direct e comentários) e, mais recentemente, via Whatsapp Business cadastrado na Meta.
Um dos maiores benefícios da área de Mensagens é conseguir gerar etiquetas nos contatos, incluir dados adicionais, gerar alertas de acompanhamento, arquivas as mensagens fora de perfil e ainda incluir observações em notas individuais em relação a cada atendimento.
Central de Cadastro
É provavelmente uma das áreas menos valorizada do Meta Business Suite, mas uma ferramenta extremamente útil para negócios iniciantes que ainda estão desenvolvendo um processo comercial. Isso porque essa seção funciona com um CRM, criando um funil de vendas eficiente para os leads gerados em campanhas de cadastro, ou incluindo manualmente cada lead.
O que é necessário para criar uma fanpage no Facebook
De forma simples, as principais informações necessárias para criar sua página são:
– Nome da empresa
– Descrição da empresa
– Logotipo para foto de perfil (dimensões de 176 x 176 pixels em computadores, 196 x 196 pixels em smartphones e 36 x 36 pixels na maioria dos celulares comuns. É cortada em círculo).
– Imagem para capa (cover) da fanpage (851 px por 315 px, em formato JPG, com cores RGB e menos de 100 KB).
– Fotos que representam a empresa
– Lista de serviços
– Horário de funcionamento
– Botão de chamada para ação (seja whatsapp, link direto para uma página específica, messenger, entre outras opções).
Tutorial: como criar uma fanpage no Facebook
Criar uma página do Facebook pelo computador ou notebook
1. Faça login no seu perfil do Facebook;
2. Na tela inicial, clique no ícone de Página (bandeira) no Menu ou Aba Superior;
3. Clique em Cria nova Página;
4 – Preencha os campos principais: Nome da Página (Obrigatório), Categoria (Obrigatório) e uma Biografia /Descrição (Opcional)
5 – Após ser criada, Alterne no botão Mudar agora e insira as informações da empresa, como endereço e informações de contato. Adicione também a foto de perfil, Capa da Fanpage e Botão de Ação. Não esqueça de editar o username da página para personalizar o link de endereço (Ex: facebook.com/orgamco).
Criar uma página do Facebook pelo celular
1 – Abra o aplicativo do Facebook no seu perfil e acesse o botão do Menu principaç
2 – Em seguida, clique no botão Páginas (ícone de bandeira laranja)
3 – Clique no botão criar na parte superior;
4 – Em seguida adicione o nome da empresa (Obrigatório)
5 – Selecione a categoria (obrigatório)
6 – Pronto! Sua página está criada e pronta para edição.
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