Marketing digital para clínica oftalmológica e oftalmologistas

Marketing digital para Clínica Oftalmológica e Oftalmologistas é sempre algo que deixa muitas dúvidas. Afinal, com tantas restrições de publicidade na Saúde, será que é possível usar a internet para conquistar novos clientes? A resposta é SIM! Por isso, trouxemos algumas informações e dicas que podem ser úteis para você, profissional de Oftalmologia ou empresário que administra uma clínica do ramo.

Análise de pesquisa de mercado do Google

Se você tem uma Clínica de Oftalmologia no Ceará, é imprescindível que você entenda como o mercado está hoje. Mas calma, trouxemos alguns dados atuais para te ajudar!

Utilizando o Planejador de Palavras-Chaves do Google Ads notamos que existe um fluxo crescente de pesquisas por clínicas de oftalmologia no Ceará nos últimos 12 meses.

Seja lá a situação que você viveu, esses pequenos “traumas” te deixam mais atento na hora de comprar algo. Como empresa/vendedor, você precisa aprender a identificar e contornar essas objeções. Uma das formas de fazer isso é conhecer os Pontos de Valor do seu cliente.

Da mesma forma, é possível aproveitar palavras-chaves complementares que são uteis para entender a jornada de compra do consumidor e, com isso, definir a melhor estratégia para alcançar o seu cliente.

Através da ferramenta UbberSuggest, notamos também a alta incidência no Brasil sobre a palavra-chave “Oftalmologia” no Brasil, revelando assim o tamanho do fluxo de pesquisa e dos gaps que podem ser aproveitados.



Saúde ocular no Brasil

Segundo o estudo As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO):

‘Só em 2018 foram realizadas 10.289.341 consultas oftalmológicas pelo SUS em todo o Brasil, o que representou um gasto de R$ 124.649.067,77.”

No CE, a frequência é de 234.662 consultas, um gasto de R$ 2.797.528,34. Ainda, a publicação mostra que:

“Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar indicam que 47 milhões de brasileiros possuem cobertura de planos privados de assistência médica (considerando-se aqui as modalidades de operadoras descritas pela Agência: medicina de grupo, seguro-saúde, autogestão, cooperativa médica e filantropia), o que representa 22,8% da população.”

Atendimento oftalmológico no Brasil

De acordo com a publicação do CBO:

“O atendimento oftalmológico na Saúde Suplementar Estima-se que 46,1% dos médicos brasileiros atuam na saúde suplementar e que cerca de 95,0% dos oftalmologistas dependam dos convênios médicos para sobreviver na profissão.

O Censo Oftalmológico 2014, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mapeou a presença de oftalmologistas em 848 municípios brasileiros (onde se concentram 67% da população brasileira e 94% dos usuários de planos de saúde). Segundo o mesmo estudo, a relação oftalmologista/habitantes no Brasil era de um especialista para cada 11.604 habitantes.

O Censo Oftalmológico 2019 (que pode ser encontrado em sua versão preliminar nesta publicação) mostra que atualmente são 20.455 oftalmologistas, em 1.633 municípios.

A relação usuários de planos de saúde/oftalmologista foi estimada no estudo de Mello (2011) em um especialista para cada grupo de 2.381 pacientes.”

Estratégias de Marketing para Clínicas Oftalmológicas e para Oftalmologistas

Existem várias estratégias eficientes para quem busca aquisição de leads e conversão em clientes pra oftalmologistas e clínicas. Por isso, preparamos as dicas abaixo para te ajudar a mudar a sua realidade atual.

Dica 1 – Crie um Google Meu Negócio para a sua clínica

Através do Google Meu Negócio é possível posicionar sua clínica no Google Maps e ser exibido nas pesquisas específicas feitas pelo seu cliente – Exemplo: clínica de oftalmologia na aldeota.

Além disso, o Google Maps permite que você adicione informações extremamente importantes para quem busca por você, como:

  • Logo da Clínica
  • Endereço
  • Telefone
  • Fotos e Videos
  • Horário de Funcionamento
  • Reviews de Clientes
  • Enviar dicas e novidades

Para criar um Google Meu Negócio é muito fácil:

  1. Crie ou Acesse seu Gmail da Clínica
  2. Acesse a página do Google Meu Negócio
  3. Clique em Gerenciar Agora e preencha todos os dados.
  4. Pronto! Basta confirmar sua localização via mala direta ou telefone.

Dica 2 – cadastre-se no doctorália

Nas buscas hoje feitas no Google por Oftalmologistas em Fortaleza, por exemplo, o Doctorália é um Guia Médico Online que mais ganha destaque nos resultados de pesquisas naturais. Criar sua conta e editar ela completamente te dá mais autoridade sobre as outras contas que não estão editadas. Isso traz mais segurança para quem acessa. Além disso, na versão Premium, você pode utilizar esse canal como uma verdadeira ferramenta de agendamento de consultas e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Para criar sua conta é simples:

  1. Acesse o site Doctorália
  2. Clique em Inscrever-se
  3. Escolha a Opção Profissional de Saúde, se for seu perfil como médico, ou Clínica ou Hospital, se for Pessoa Jurídica.
  4. Pronto, basta seguir todo o procedimento.

Dica 3 – Crie um site

Acima te mostramos o fluxo de pesquisa que existe no Google para palavras do seu segmento. Criando um site você ajuda no processo de ENCONTRABILIDADE, ou seja, facilita que seu cliente te encontre quando ele pesquisa por algo relacionado ao seu segmento. Por exemplo:

  1. Se ele pesquisar “clínica oftalmológica na aldeota” e seu site aparece na primeira página, as chances dele acessar seu site aumentam
  2. Você concorre online com seus principais concorrentes
  3. Se seu site é bem construído, ele vai ser agradável, rápido de acessar e vai trazer as informações mais relevantes para seu cliente
  4. Você vai ter páginas com formulário que ajudam a marcar agendamentos ou canais de comunicação para que seu cliente entre em contato com você ou sua clínica.
  5. Seu blog vai trazer conteúdos relevantes que ajudam seu cliente a entender melhor problemas, causas, sintomas e como solucionar (Tratamento adequado).
  6. Você consegue usar o Google Analytics para entender melhor os acessos do seu site.
  7. Você consegue instalar códigos do Google Ads e Facebook Ads (pixel) para rastrear seu visitante e exibir anúncios para ele.
  8. As páginas do seu site são construídas para convencer o visitante a ser seu cliente.
  9. Entre outros.

Quer criar um site?
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Dica 4 – Use as redes sociais

Criar uma estratégia eficiente nas redes sociais como Facebook e Instagram pode te dar uma verdadeira vantagem competitiva. Pensa dessa forma:

É mais fácil vender para todo o Estado do Ceará ou vender para as pessoas que diariamente acompanham seu conteúdo?

Claro que construir uma audiência e vender pra ela é a melhor estratégia. E para isso, você deve criar três coisas:

A. Usar o método AIDA

Através desse método você vai gerar uma estratégia de comunicação que visa:

Obter a ATENÇÃO do cliente;
Manter ele INTERESSADO no seu conteúdo;
Despertar nele o DESEJO de comprar;
Levar ele a uma AÇÃO.

APRENDA MAIS SOBRE AINDA NESTE ARTIGO.

b. Criar uma COPY matadora

É o raciocínio por trás do seu conteúdo, desde o que vai na sua imagem, carrossel ou vídeo, até o texto que está na legenda. A COPY é um texto persuasivo que vai ajudar a convencer seu cliente a comprar de você.

C. Criar um funil de vendas

Basicamente, é a estratégia que você vai usar pra conseguir transformar SEGUIDORES em CONTATOS e, depois, VENDER para esses contatos.

Dica 5 – crie campanhas de anúncios

E aqui a regra é clara:

No Facebook e Instagram: use e abuse dos criativos e combinações de Objetivos de Campanha, configuração de Conjuntos de Anúncios, Teste A/B de público, anúncios e COPYs. Quanto mais testes, mais você vai conseguir traçar caminhos que ajudam você a vender mais.

No Google Ads: Crie anúncios com base em geolocalização e na melhor escolha de palavras-chaves para ser facilmente encontrado pelo seu cliente. Nesse procedimento em especial, trabalhar uma LANDING PAGE, ou seja, uma PÁGINA DE VENDAS, vai fazer TODA A DIFERENÇA nos seus resultados.

Não esqueça de trabalhar campanhas de RETARGET – aqueles anúncios que parece que seguem você – para reforçar o apelo comercial.

Dica 6 – INVISTA EM INBOUND MARKETING

Obter os emails dos seus clientes e criar uma estratégia de nutrição de leads, ou seja, disparar emails marketing CHAVES para vendas também é uma ótima forma de conseguir novos pacientes.

Claro, existe toda uma lógica estratégica por trás, mas é uma das melhores formas de resultado no médio-longo prazo.

Em resumo, o que você precisa é:

  1. Criar uma isca digital, como um ebook ou vídeo apresentação
  2. Criar um meio de coleta, como uma Landing Page com formulário.
  3. Criar uma conta numa ferramenta de automação de emails, como o Leadlovers ou Klicksend.
  4. Criar uma cadência de emails que convence!

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