Pontos de valor: como convencer seu cliente a comprar de você
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Você fecharia um contrato anual com uma academia cujos equipamentos são velhos, estofado rasgado, metal enferrujado, sem ar condicionado, sem banheiros, sem sistema de prevenção ao covid-19, instrutores sem diploma de Educação Física, com pagamento no cartão de crédito que acaba seu limite todo?
Provavelmente sua resposta foi: “Nem perigo! Você tá louco?!”.
Todo ser humano possui uma Jornada de Compra, que são as etapas do momento em que ele percebe que possui um problema até a conclusão final da compra de algo que irá solucioná-lo. Embora as empresas acabem empiricamente trabalhando os estágios iniciais dessa jornada, a compra acontece no último deles: a DECISÃO DE COMPRA.
Nesse post vou te dar algumas dicas de como convencer o seu cliente a comprar da sua empresa usando os PONTOS DE VALOR. No entanto, preciso que você entenda alguns conceitos básicos. Vamos lá?!
OBJEÇÕES: O MEDO DA FRUSTRAÇÃO COMPRA
Você já viveu a situação com um (a) amigo (a) ou familiar que sempre que você o convida para algo ele fala:
- “Hoje não posso, vou trabalhar!”
- “Nossa, muita dor de cabeça hoje!”
- “Cara, já marquei algo para esse dia. Fica pro próximo!”
- “Ah, não gosto desse lugar por isso e isso”
- “Estou sem grana. Final de mês, sabe como é, né?”
As desculpas são todas as RAZÕES que encontramos em nosso consciente para evitar algo. Essa verdade é maior ainda quando estamos vivenciando uma venda.
Quem nunca foi à praia e de repente foi abordado por ambulantes vendendo ostras, coco, camarão, lagosta, óculos, bonés, artesanatos e afins? Na hora você pensa: “nossa, sempre isso, que povo chato!”. O que você faz? Dá uma desculpa para não comprar.
Todo motivo que nos leva a não comprar algo, chamamos de OBJEÇÃO. E toda objeção ocorre por três principais fatores:
- O produto não casa com a persona. Ou seja, naquele momento ele não faz sentido para você e você não é um público-comprador naquela situação;
- Você até gostou do produto, mas não foi com a cara de quem vende;
- O produto parece promissor, mas tudo o que você “ouviu” sobre ele te gera medo de perder dinheiro com algo que “não presta”.
O medo de se frustrar em uma compra vem de várias situações de vendas ruins do passado, somado com a valorização que aprendemos a dar com tempo ao nosso suado dinheirinho.
Quem nunca:
- Foi a um restaurante caro e a comida além de cara era horrível?;
- Deixou o carro em uma oficina, saiu com ele funcionando e dois dias depois ele quebrou de novo?;
- Comprou um produto e em uma semana ele não funcionava mais?;
- Adquiriu algo de uma oferta “imperdível” e nunca nem sequer usou o produto.
Seja lá a situação que você viveu, esses pequenos “traumas” te deixam mais atento na hora de comprar algo. Como empresa/vendedor, você precisa aprender a identificar e contornar essas objeções. Uma das formas de fazer isso é conhecer os Pontos de Valor do seu cliente.
O QUE SÃO PONTOS DE VALOR?
Pontos de valor são características que a sua persona possui sobre aquilo que ela valoriza. Conhecer os pontos de valor do seu cliente vai te ajudar a criar uma comunicação de vendas mais eficiente. Imagine a seguinte situação:
Você vai contratar um sistema de rastreamento veicular para o seu carro, o que você analisa para saber qual escolher?
- O DESIGN do equipamento ou a DURABILIDADE dele?;
- A TECNOLOGIA que ele usa ou o que ela pode te proporcionar?;
- A facilidade de controlar tudo pelo seu celular ou ficar preso a um atendimento telefônico com a central?;
- Uma central que atende horário comercial ou uma com atendimento 24h?
Em qualquer situação de compra temos gostos, particulares e critérios que nos fazem optar ou não pela compra. Sobre cada característica que analisamos do que valorizamos ou não ao adquirir um produto ou serviço, chamamos de Pontos de Valor.
COMO OS PONTOS DE VALOR INFLUENCIAM NA MINHA COMUNICAÇÃO?
Identificando os pontos de valor de cada persona, a sua comunicação precisa ser direcionada a ela. Precisamos lembrar que esse critério de compra funciona para tudo em nossso dia a dia:
- Como escolher vegetais no supermercado;
- Quais marcas vamos por em nosso carrinho de compras;
- Qual roupa vamos levar para casa;
- Quais itens estarão em nosso prato no self-service;
- Entre outros
Usando o exemplo do começo deste post, eu posso criar um PITCH DE VENDAS da seguinte forma:
“Aqui na Orgamco Gym você conta com instrutores formados e certificados. Temos equipamentos novos que passam por manutenções periódicas, cadeira de massagem e banheiro com armários e chuveiros, sempre higienizados. Usamos todos os meios recomendados de prevenção contra a COVID e aplicativo próprio de agendamento para garantirmos um fluxo controlado e o distanciamento social. Nosso ar condicionado Split conta com um sistema que também ajuda na eliminação de bactérias no ambiente. Finalmente, usamos o pagamento recorrente, que debita mensalmente apenas o valor da sua mensalidade. E então, podemos assinar o contrato agora?”
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