Tráfego pago no Google Ads: como funciona

trafego-pago-google-ads-como-funciona-blog-orgamco-academy-agencia-marketing-digital-fortaleza

Tráfego pago no Google Ads: como funciona

Tráfego pago no Google Ads é uma das soluções mais buscadas, por empreendedores de todo o Brasil, dentre os leads que recebemos de nossas campanhas de anúncios.

A perspectiva de ter sua marca exibida no maior buscador do mundo é algo fundamental, e de suma importância, para quem quer ter um negócio rentável e lucrativo.

No entanto, muitos empreendedores iniciantes não possuem um caixa realmente favorável para iniciar uma estratégia de vendas através do Google Ads, a ferramenta de anúncios do Google. Cenário esse que nos fez criar um post exclusivo mostrando algumas técnicas iniciais de como anunciar de graça no Google, para quem está iniciando um novo negócio e dando os primeiros passos no marketing digital da nova empresa.

O Que é Google Ads?

Google Ads é o sistema de publicidade online do Google, que permite às empresas de todos os tamanhos, áreas e segmentos criem anúncios para seu público-alvo. Os anúncios podem ser exibidos nos resultados de busca do Google, nas páginas ou vídeos no YouTube, além de sites  aplicativos da Rede de parceiros.

Logo, se você é  uma agência de viagens em SP, pode criar anúncios para ser exibido em pesquisas como “agência de viagens em sp”, ou “pacotes de viagens 2024”, ou “passagens aéreas baratas”, por exemplo.

Se você é um profissional de saúde, com um nutricionista que atua no Rio de Janeiro, pode exibir anúncios para pessoas que pesquisam por “nutricionista em rj”, ou “nutricionista perto de mim”, ou ainda para algo específico como “‘emagrecer com saúde”.

É possível no Google Ads definir inclusive a localização por:

  • País;
  • Região
  • Estado
  • Cidade
  • Bairro
  • CEP
  • e por raio (Ex. 5km do endereço da sua loja).

 

O que é necessário para anunciar no Google Ads?

De forma simples, você precisa:

1. Criar uma Conta no Gmail

Primeiro, você precisa criar uma conta no Gmail

2. Criar uma Conta no Google Ads

Com sua conta do Gmail pronta, o próximo passo é criar uma conta no Google Ads. Acesse ads.google.com e clique em “Começar agora”. Em seguida, basta seguir o passo a passo exibido no sistema. 

3. Ter uma Página de Destino

Para que seus anúncios sejam eficazes, você precisa de uma página de destino onde os usuários serão direcionados após clicarem em seu anúncio. Essa página pode ser:

  • Site: Uma página do seu site que fornece informações detalhadas sobre seus produtos ou serviços.
  • Landing Page: Uma página específica criada para capturar leads ou incentivar ações específicas, como baixar um e-book ou solicitar uma cotação.
  • Loja Virtual: Se você possui um e-commerce, sua loja virtual pode ser a página de destino ideal para direcionar os usuários a produtos específicos.

A página de destino deve ser relevante ao conteúdo do anúncio e otimizada para proporcionar uma boa experiência ao usuário, facilitando a navegação e a realização da ação desejada.

Como Funciona o Google Ads?

Sistema de Leilão

O Google Ads opera em uma modalidade de “leilão”. Funciona assim;

  1. Um usuário faz uma pesquisa no Google;
  2. Um leilão é realizado para determinar quais anúncios serão exibidos para aquele usuário;

A escolha dos anúncios e sua posição é decidido com base em dois principais fatores:

  1. Lance: O valor máximo que você está disposto a pagar por clique no seu anúncio.
  2. Qualidade do Anúncio: Medida pelo Índice de Qualidade (Quality Score), que considera a relevância e a qualidade do seu anúncio e da página de destino (como um site ou landing page).

Quanto mais bem desenvolvida a página de destino, mais Quality Score terá sua campanha, o que fará seus anúncios terem mais impressões (quantidade de vezes que eles são exibidos nas buscas) a um custo menor.

Tipos de Campanhas no Google Ads

De forma sucinta, existem 05 categorias principais no Google Ads. São elas:

1. Campanhas de Pesquisa

Nessa modalidade, seus anúncios são exibidos nos resultados de busca do Google quando usuários procuram por palavras-chave relevantes e associados ao seu negócio. Escolhendo as palavras corretas na sua campanha, é possível realizar um bom filtro nas buscas feitas, exibindo seu anúncio apenas para pessoas com boas chances de converter em leads.

2. Campanhas de Display

Os anúncios de display são exibidos em uma vasta rede de sites parceiros do Google. É muito utilizado em estratégias de Reconhecimento de Marca e Remarketing, visto que ajudam a aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar um público mais amplo. Esses anúncios podem ser em formato de imagem, vídeo ou texto.

3. Campanhas de Vídeo

As campanhas de vídeo permitem que você exiba anúncios no YouTube e em outros sites parceiros de vídeo. Sabe aquele anúncio que aparece antes ou no meio do vídeo que você está vendo no YouTube, ou enquanto joga em um app no celular ou usa um aplicativo geralmente na versão gratuita? Pois é, o Google Ads é uma ferramenta que torna isso possível.  Este formato é ótimo para criar um engajamento mais profundo com seu público, contando histórias e mostrando seu produto ou serviço em ação.

4. Campanhas de Shopping

Os anúncios de Shopping são ideais para lojas virtuais ou que se enquadram na modalidade e-commerce. Eles exibem produtos diretamente nos resultados de busca do Google, com imagens, preços e links para compra. Isso facilita para os usuários encontrarem e comprarem seus produtos.

5. Campanhas de Aplicativo

Essas campanhas são projetadas para promover aplicativos incentivando seu download. Os anúncios podem ser exibidos na pesquisa do Google, YouTube, Google Play e na rede de display.

Estrutura das Campanhas no Google Ads

No Google Ads, o processo de configuração é dividido em hierarquias de três níveis principais:

1. Campanhas

A campanha é o nível mais alto da estrutura do Google Ads. Cada campanha deve ter um objetivo específico, como aumentar o tráfego do site, gerar leads ou promover uma marca. Dentro de cada campanha, você define:

  • Tipo de Campanha: Pesquisa, Display, Shopping, Vídeo ou Aplicativo.
  • Orçamento: O valor máximo que você está disposto a gastar por dia.
  • Configurações Gerais: Inclui localização, idioma, dispositivos e métodos de entrega.

 

2. Conjuntos de Anúncios (Ad Groups)

Dentro de cada campanha é possível criar vários conjuntos de anúncios. Em cada conjunto você pode organizar e definir:

  • Palavras-Chave: Termos pelos quais seu anúncio será acionado.
  • Lances: Quanto você está disposto a pagar por clique ou mil impressões (CPM).
  • Segmentação: Público-alvo, localização, dispositivos e horários específicos.

 

3. Anúncios

No nível do anúncio, você cria os textos, imagens e vídeos que serão exibidos ao público. A combinação correta é o que vai capturar a atenção dos usuários e incentivar cliques. É possível também criar múltiplos anúncios, permitindo testes A/B para determinar quais variações funcionam melhor. Os elementos principais incluem:

  • Título: A parte mais visível e impactante do anúncio.
  • Descrição: Informações adicionais e chamadas para ação.
  • URL de Destino: A página para onde o usuário será direcionado após clicar no anúncio.
  • Extensões de Anúncio: Informações adicionais como números de telefone, endereços, links adicionais, etc.

 

Tipos de Performance no Google Ads

No Google Ads, você pode escolher diferentes tipos de performance para pagar pelos seus anúncios, dependendo dos seus objetivos de marketing, sendo as principais:

 

1. Maximizar Cliques

Nesse tipo de performance, a campanha faz com que o algoritmo trabalhe de modo a gerar o máximo de cliques possível nos anúncios e seus recursos. Nessa modalidade, o anunciante para por Custo por Clique (CPC). 

  • Vantagens:
    • Controle sobre o orçamento, pagando apenas pelos cliques reais.
    • Fácil monitoramento do desempenho com métricas claras de cliques e CTR (Taxa de Cliques).
  • Indicadores de Sucesso:
    • Aumento no tráfego do site.
    • CTR alto, indicando relevância do anúncio.

 

2. Maximizar Conversões

É simplesmente o melhor tipo de performance que se pode ter no Google Ads. No entanto, requer um nível de configuração mais complexa, uma vez que o pagamento é feito via Custo por Aquisição (CPA). Também conhecido como Custo por Conversão, é um modelo em que você paga apenas quando um usuário realiza uma ação específica após clicar no anúncio, como preencher um formulário, fazer uma compra ou assinar um serviço. O CPA é ideal para campanhas focadas em conversão, onde o objetivo final é transformar cliques em ações valiosas para o negócio.

  • Vantagens:
    • Pagamento baseado em resultados reais, garantindo maior retorno sobre o investimento.
    • Melhor alinhamento com objetivos de negócio focados em conversões.
  • Indicadores de Sucesso:
    • Aumento nas conversões específicas definidas pela campanha.
    • Redução no custo por conversão ao longo do tempo.

 

Escolhendo o Tipo de Performance

A escolha entre CPC e CPA depende dos objetivos específicos da sua campanha. Se o seu foco é aumentar o tráfego para seu site e atrair visitantes, o CPC é a melhor opção. No entanto, se o seu objetivo é gerar leads, vendas ou outras ações valiosas, o CPA pode ser mais eficiente, garantindo que você pague apenas por resultados concretos.

Independentemente do modelo escolhido, é crucial monitorar constantemente o desempenho da campanha e ajustar as estratégias conforme necessário para otimizar o retorno sobre o investimento (ROI).

Curtiu o conteúdo?

E se você precisa de ajuda para realizar um Plano de Ações eficientes para gerir o Tráfego Pago no Google Ads, conte conosco – CLIQUE AQUI E SOLICITE UMA COTAÇÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *